Conhecer e adotar diferentes formas de pagamento B2B é, sem dúvidas, um caminho efetivo para promover uma boa experiência do cliente aos representantes de vendas das empresas com as quais você negocia.
Aliás, você já ouviu falar no termo Experiência do Cliente (Customer Experience, em inglês)? Trata-se de um conjunto de práticas, adotadas desde o primeiro contato, que fazem com que o consumidor saia da transação mais do que satisfeito — encantado — com a trajetória com a loja.
Quer levar o sentimento de encantamento à sua negociação? Então continue a leitura e conheça 4 métodos de pagamento B2B para adotar já!
Particularidades do fluxo de compra B2B
Imagine-se vendendo para um cliente “pessoa física” por alguns instantes. Pense na agilidade do processo: o consumidor entra na loja, escolhe o produto, entrega o cartão de crédito ou o dinheiro e fim! Transação concluída.
Quando falamos em uma negociação entre empresas, o processo é bem diferente, não é mesmo?
A verdade é que o fluxo de compra B2B é conhecido como uma jornada de compra longa, ou seja, com etapas complexas e extensas. Neste caso, a negociação acontece, via de regra, entre o time de compras da empresa e o vendedor, e depende de uma série de aprovações, concessões e flexibilizações.
Embora seja mais árduo, o fluxo de compra B2B geralmente leva a uma relação de compra de longo prazo, com aquisições recorrentes e em alto volume.
Como agradar um cliente na negociação B2B?
No intuito de gerar relacionamentos de longo prazo e fechar vendas volumosas, os fornecedores buscam caminhos para agradar seus clientes que representam grandes empresas.
Algumas das táticas adotadas envolvem:
- descontos na compra em atacado;
- concessão de limite de crédito;
- facilidades no pagamento;
- entrega ágil;
- atendimento personalizado;
- acesso exclusivo a novidades;
- oferta de diferentes formas de pagamento — tema sobre o qual falaremos com mais detalhes a seguir.
Formas de pagamento B2B: caminhos clássicos e inovadores para fazer negócio
Aqui estão 4 métodos de pagamento B2B para a sua empresa considerar.
Lembre-se de que é importante oferecer, ao cliente, caminhos convencionais (que trazem segurança a negócios mais conservadores e ligados a procedimentos antigos). Da mesma forma, vale considerar outros, inovadores, que podem simplificar o processo de pagamento e trazer mais segurança para você, fornecedor.
1- Pedido de Compra
O pedido de compra é um dos mais tradicionais métodos de pagamento B2B, geralmente utilizado por empresas de grande porte e que obedecem a procedimentos operacionais.
Neste caso, o time comercial da empresa-cliente fecha o negócio com você, fornecedor, e gera um pedido de compra para o financeiro. A partir da aprovação do chamado “PC”, você emite a nota fiscal e recebe no prazo acordado (geralmente, 30, 60 ou 90 dias).
2- Boleto Bancário
O boleto bancário é um caminho bastante usado por empreendedores que vendem online. Aqui, a empresa cliente finaliza sua compra e seleciona o boleto como forma de pagamento. Ela recebe um documento com prazo de vencimento (geralmente curto, de 10 a 15 dias) e deve quitá-lo da forma pertinente.
3- Pix
Lançado em 2019 pelo Banco Central, o Pix surgiu como um caminho para simplificar e agilizar transações financeiras. O antigo prazo de transferências, antes realizadas via DOC ou TED, que em alguns casos, ultrapassa 24h, foi encurtado para uma média de segundos.
O pix pode ser transacionado entre contas corporativas, o que torna o método praticável em compras B2B.
4- Garantia por Recebíveis
Uma das estratégias para vender mais no segmento B2B é a antecipação de recebíveis. Neste caso, o cliente transfere a titularidade de seus recebíveis no cartão para o lojista fornecedor.
A partir da Resolução 4734, do Banco Central, a gestão de recebíveis tornou- se mais transparente e facilitada. Isso porque todos os registros ficam acessíveis a fornecedores e instituições bancárias, facilitando a análise de risco de crédito e aumentando a segurança das negociações.
Mais sobre gestão de recebíveis para fornecedores
Usar a gestão de recebíveis como método de pagamento B2B pode ser vantajoso como uma alternativa para trazer segurança nas negociações com representantes de outras empresas.
E não é só isso!
Com o suporte de um marketplace como o da Credit2b para mediar suas transações com recebíveis, você aumenta seu volume de vendas sem risco de crédito e com garantia de recebimento. Além disso, o custo é ainda menor do que o do mercado!
Aqui estão mais algumas vantagens de usar recebíveis como método de pagamento B2B:
- maior share de vendas;
- controle/Conciliação de contas a receber;
- mais vendas sem risco de crédito e com garantia de recebimento;
- possibilidade de antecipação de recebíveis com custo menor;
- mais limite de crédito para os clientes.
Conheça a Credit2b e veja como é simples gerenciar suas operações com recebíveis por meio da plataforma:
*Créditos da imagem de capa: Scott Graham em Unsplash