Em 2022, nosso país bateu o recorde de inadimplentes da série histórica. São 66,6 milhões de pessoas que estão com os nomes negativados por dívidas, o maior número desde 2016, de acordo com o Serasa. Em um contexto como esse, é natural buscar caminhos para fortalecer a garantia de pagamento por parte dos consumidores.
Se você é um fornecedor B2B e vende diretamente para empresas, saiba: há algumas estratégias a adotar para aumentar a confiabilidade do cliente e realizar transações com mais segurança.
No artigo de hoje, falamos com mais detalhes sobre este tema.
Garantia de pagamento: um desafio dos fornecedores
Em 2020 e 2021, o Brasil enfrentou uma crise econômica de grandes proporções, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Neste cenário, muitos lojistas e empreendedores se viram em situações extremas, sem capital de giro para quitar suas dívidas com fornecedores.
Estes, em contrapartida, fornecedores como você se viram em um cenário delicado. O relacionamento com clientes, muitas vezes, de longa data, se tornou delicado, uma vez que empregar políticas de cobrança e negociação convencionais não surtiria efeito em casos de dívidas contraídas em um cenário de instabilidade global.
Como obter garantia de pagamento em situações como estas? Sabemos que crises como a de 2020 tendem a ser episódios isolados na história mundial. Porém, clientes que empreendem ou representam empresas e lojas estão sujeitos a diversas oscilações do mercado e a imprevistos que podem comprometer a saúde de seu negócio.
Neste caso, cabe a você, fornecedor, lançar mão de estratégias que ajudem a assegurar a credibilidade do cliente e a atestar a disponibilidade de recursos como garantia de pagamento de dívida.
Garantia em operações de crédito: o que fazer para trazer confiabilidade?
A seguir, você conhece duas alternativas para colocar em prática na hora de buscar garantia em operações de crédito.
A ideia é que você, fornecedor, as utilize de forma combinada sempre que possível, afinal, a soma das informações obtidas a partir de cada análise ajudará a decidir de forma mais segura se o cliente tem ou não uma boa reputação como pagador de dívidas.
Análise de risco de crédito
É importante ter em mente que um dos caminhos mais assertivos para obter garantia em operações de crédito é começar a avaliação da confiabilidade do cliente antes de fechar negócio.
Para isso, a dica é desenvolver uma análise de risco de crédito minuciosa. Lembre-se de que, neste processo, seu objetivo deve ser identificar o potencial de inadimplência de um potencial cliente. Ou seja, quanto maior o risco de crédito, maiores são as chances de que ele se torne inadimplente após fazer uma compra a prazo ou solicitar um empréstimo ou investimento.
Uma análise de risco de qualidade aborda diferentes aspectos do perfil do cliente, tais como:
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- histórico do cliente: em um relacionamento B2B, esta etapa ajuda a coletar informações que possibilitam o entendimento do perfil da empresa, sua saúde financeira, seu comportamento na praça e sua conduta ética e legal;
- relacionamento: caso você, fornecedor, já tenha uma relação de confiança com o cliente, ela deve ser contada como um argumento positivo na análise. Da mesma forma, relações conturbadas ou historicamente inadimplentes contam pontos negativos;
- características da operação: qual o valor da venda? O montante negociado é compatível com o perfil da empresa? Faz sentido que ela se comprometa com uma dívida neste valor e formato?
- 5C do cliente: o processo de análise de risco de crédito passa pelo entendimento da posição do cliente com relação a 5C: Caráter, Capacidade, Capital, Condições de crescimento e Colateral (garantias no caso de inadimplência).
Garantia por cessão de recebíveis
O segundo caminho para obter garantia de pagamento tem relação com o já conhecido processo de antecipação de recebíveis.
Nesta dinâmica, o lojista ou empreendedor solicita a antecipação do pagamento de valores futuros (geralmente associados a compras feitas a prazo ou em parcelas em maquininhas de cartão) para usá-los como garantia de pagamento. Cabe ao fornecedor avaliar a credibilidade do cliente e a real disponibilidade do montante acordado.
Em 2021, a publicação da Resolução 4734 tornou o processo de conferência dos recebíveis mais simples e transparente. Isso porque, com a normativa, torna-se obrigatória a publicação da agenda de recebíveis de todos os detentores de maquininhas de cartão de crédito junto a agências Registradoras, órgãos oficializados pelo Banco Central.
Os registros ficam, então, disponíveis para o acesso de empresas fornecedoras e de instituições bancárias ao longo do processo de concessão de crédito.
Credit2b: elemento-chave para a garantia de pagamento por recebíveis
A Resolução 4734 trouxe importantes mudanças na gestão de recebíveis, sobretudo no que diz respeito à transparência de informações relativas aos ganhos futuros das empresas. Mas saiba que é possível tornar o processo ainda mais simples e seguro.
A Credit2b é a plataforma que garante o pagamento na cadeia de suprimentos. Por meio do nosso marketplace, você, fornecedor, você consegue vender com garantia dos recebíveis de cartão de crédito dos seus clientes de maneira rápida e sem burocracia.
Na outra ponta, possibilitamos que os lojistas vejam a agenda de recebíveis e garantam o pagamento a vocês, fornecedores, utilizando a transferência de titularidade dos ganhos futuros.
É simples, confiável e tem taxas mais baixas do que o mercado!
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*Créditos da imagem de capa: Alexander Grey em Unsplash