Manter a saúde financeira do negócio é um dos seus objetivos-chave como empreendedor, certo? Uma boa gestão de recebíveis pode ser um caminho efetivo para isso.
Com o constante acompanhamento e uso estratégico dos recebimentos futuros de operações e vendas a prazo ou no cartão de crédito, você garante o capital de giro do seu negócio e constrói uma reputação de credibilidade no mercado.
Quer entender como fazer gestão de recebíveis e quais as alternativas para poupar nas taxas de negociação? Continue a leitura deste artigo.
O que é gestão de recebíveis?
Gestão de recebíveis é o nome dado ao processo de controle de recebimentos futuros em uma empresa. Estes recebimentos, em geral, estão atrelados a operações realizadas a prazo ou em parcelas, geralmente em maquininhas de cartão. Há, também (embora sejam menos comuns nos dias de hoje), os recebíveis de crediários e carnês.
No processo de gestão de recebíveis, a equipe responsável confirma, agenda e controla as vendas realizadas, acompanhando prazos de recebimento e destinando, de maneira estratégica, os recursos para eventuais necessidades.
Com uma boa gestão de recebíveis, é possível preparar o negócio para operações como:
- investimentos em maquinário ou insumos para a produção;
- fazer pagamentos a fornecedores nas datas acordadas;
- trabalhar alternativas como a antecipação ou a cessão de recebíveis sem que isso prejudique as finanças no médio e longo prazo;
- manter o fluxo do capital na empresa;
- evitar desencontros entre datas de pagamento e efetiva disponibilidade do dinheiro;
- etc.
Importância da gestão de recebíveis
Zelar pela saúde da sua empresa é o principal ponto de reforço da importância da gestão de recebíveis. Mas, para te ajudar a entender, de forma prática, em que aspectos esse hábito impacta, vamos olhar de forma minuciosa para alguns deles.
Controle da receita
Gerenciar a receita da empresa de forma minuciosa é fundamental para garantir a saúde do negócio. Para que isso seja possível, não basta ter controle apenas sobre aquilo que a empresa recebe hoje. É preciso olhar com atenção para o amanhã.
Dessa forma, você conseguirá um olhar sistêmico sobre todas as fontes de recebimentos, procedimentos atrelados à concretização da entrada destes ganhos e, principalmente, qual será o valor recebido e de que forma ele será utilizado sem prejudicar o fluxo de caixa da empresa.
Segurança financeira
Trabalhar com segurança financeira é o seu sonho enquanto gestor, não é mesmo? Pois saiba que, com uma boa gestão de recebíveis, você se aproxima de torná-lo realidade.
Gerenciar ganhos futuros permite um maior controle sobre as finanças do negócio de forma completa, e dessa forma, possibilita o desenho de um plano de crescimento sustentável, ou seja, capaz de prosperar no longo prazo.
Com segurança financeira, lojistas e empreendedores conseguem embasar decisões de forma segura, escolhendo, com assertividade, o momento certo para fazer investimentos ou destinar os recebíveis a uma negociação com fornecedores.
Planejamento Financeiro
Por fim, donos de empresas que gerenciam todas as suas fontes de receita, incluindo os recebíveis, são capazes de criar planejamentos financeiros realistas e embasados em tendências identificadas na própria rotina do negócio.
Se, por exemplo, você conhece toda a receita prevista para os próximos 3 meses na empresa e identifica uma curva crescente no valor recebido, pode projetar a compra de um maquinário dentro deste período, afinal, há sinais de que o negócio prospera!
Por outro lado, se o volume de recebíveis cai no médio/longo prazo, assim como outras fontes de receita, é hora de pensar em planos de curto prazo para reverter este quadro. Promoções e incentivos para compras à vista podem ser boas saídas.
Como fazer gestão de recebíveis?
Agora que você já sabe o que é gestão de recebíveis e conhece sua importância estratégica, é hora de partir para o passo a passo. Aqui estão 4 práticas para uma boa gestão de recebíveis.
1- Não perca de vista as inadimplências
Um dos maiores medos de lojistas e empreendedores é de levar “calotes” em compras feitas a prazo. Para evitar que isso aconteça e prejudique a saúde financeira da sua empresa, o caminho é um só: acompanhamento e cobrança.
Implemente práticas de controle dos inadimplentes e crie uma rotina de consulta, identificação e cobrança de clientes devedores.
2- Acompanhe KPIs de vendas
Não consegue ver a conexão entre gestão de recebíveis e KPIs de vendas? Pois saiba que ela é mais próxima do que se imagina.
A fidelização de clientes é um dos indicadores que ajudam a prever a recorrência de pagamentos. Afinal, quanto mais satisfeitos os consumidores estão, mais eles tendem a comprar com você.
Além das taxas de fidelização e retenção de clientes, a avaliação do ticket médio (valor médio gasto pelos clientes da empresa) ajuda a identificar padrões e antever uma crise ou queda no médio e longo prazo.
3- Negocie com os seus clientes
Nem só de negociação com fornecedores vive um empreendedor! Na verdade, é importante que as empresas tenham cartas na manga para negociar com seus clientes e evitar a inadimplência.
Dessa forma, trabalhe com mais de uma opção de pagamento, ofereça condições atrativas para a antecipação de parcelas e para o pagamento de dívidas.
Seu objetivo deve ser manter o bom relacionamento com o cliente sem que isso prejudique a saúde financeira do negócio.
4- Acompanhe seus recebíveis
Por fim, a criação de uma rotina de acompanhamento dos recebíveis. Pense, por exemplo, em uma rotina mensal de consulta e avaliação do status de recebimentos futuros.
Para facilitar, crie um registro de contas a receber (o que pode ser feito de forma digital, facilitando a integração com outras ferramentas gerenciais e o acesso de toda a equipe às informações atualizadas) e integre-os às rotinas das equipes de Vendas e Contas a Receber.
Dica-bônus: antecipação de recebíveis com TAXA ZERO!
Viu como é importante fazer a gestão de recebíveis na empresa?
Com ela, você ganha confiança e embasamento para tomar decisões estratégicas, como a de antecipar seus recebíveis para fechar negociações.
Aliás, você sabia que é possível fazer a transferência da titularidade dos seus recebíveis para os fornecedores com custo zero?
Esta é a proposta da Credit2B. Nosso marketplace possibilita que você, lojista, consulte a sua agenda de recebíveis e garanta o pagamento aos seus fornecedores, em um processo dinâmico, simples e gratuito.
Use o saldo de suas maquininhas para comprar estoque com o seu fornecedor sem gastar NADA por isso! É hora de conhecer a Credit2B.