Se você, empreendedor ou lojista, busca caminhos para facilitar a obtenção de crédito junto aos seus fornecedores, saiba que ter uma empresa de antecipação de recebíveis de confiança pode tornar o percurso mais assertivo.
Isso porque, por meio desta mediação, o processo de transferência da titularidade dos recebíveis das suas maquininhas de cartão acontece de forma transparente e segura.
Mas, afinal, diante de tantas possibilidades no mercado, qual empresa de antecipação de recebíveis escolher? Como funciona este processo?
Continue a leitura para entender tudo!
Recapitulando: o que é antecipação de recebíveis?
Antecipação de recebíveis é o nome dado ao processo de adiantamento de valores futuros, originados de vendas realizadas a prazo ou em parcelas.
Estes valores, em geral, estão atrelados às maquininhas de cartão, e só são debitados nas contas da empresa após um período longo (que varia de acordo com a operadora, mas pode ultrapassar os 30 dias úteis em alguns casos).
Por que você precisa de uma empresa de antecipação de recebíveis?
Você, que empreende ou trabalha no setor de compras de uma loja ou empresa, provavelmente sabe que utilizar recebíveis é um caminho efetivo para obter crédito junto e facilitar as negociações com os fornecedores.
A novidade é que, desde 2021, as antecipações de recebíveis deixaram de acontecer exclusivamente entre você e a credenciadora da sua maquininha de cartão. A mudança aconteceu em decorrência da publicação da Resolução 4734, do Banco Central.
Com a norma, a gestão de recebíveis se tornou descentralizada, uma vez que sua negociação passou a acontecer por outras empresas credenciadas, além das operadoras de cartão. A mudança aconteceu com o objetivo de tornar o mercado mais transparente e competitivo.
Dessa forma, todos os recebíveis de maquininhas de cartão passam a ser obrigatoriamente reportados e documentados em Câmaras Registradoras (empresas atreladas ao Banco Central). Estas formam um banco de dados acessível aos detentores dos recebíveis e às empresas dispostas a gerenciá-los.
Na prática, isso significa que agora, você, lojista ou empreendedor, pode contratar a antecipação de recebíveis diretamente com instituições credenciadas, buscando por condições e taxas mais atrativas.
Interessante, não é?
Como fazer a antecipação de recebíveis?
O processo de antecipação de recebíveis também passou por mudanças com a Resolução 4734.
Como pontuamos no bloco anterior, até a data da publicação da norma, a antecipação de valores futuros era condicionada à credenciadora das maquininhas de cartão. Dessa forma, inicialmente, era necessário entrar em contato com a empresa, consultar os valores atrelados à operação e fazer a contratação.
Após a publicação da Resolução 4734, tornou-se possível negociar recebíveis junto a uma ou mais instituições financeiras, sem que a bandeira do cartão ou mesmo o domicílio bancário cadastrado influíssem no processo.
Neste novo cenário, cabe a você, empreendedor ou lojista, buscar por condições e taxas compatíveis às suas necessidades e solicitar a antecipação. A empresa de antecipação de recebíveis fará a consulta dos valores junto às Registradoras e, em seguida, dará continuidade à operação solicitada.
Quem pode fazer a antecipação de recebíveis?
A boa notícia é que a antecipação de recebíveis independe do tipo de negócio, porte da empresa ou volume de vendas realizadas.
Qualquer empresa está elegível para o processo, desde que trabalhe com vendas de recebimento futuro, sobretudo as atreladas às máquinas de cartão.
Como escolher uma boa empresa de antecipação de recebíveis?
Para assegurar que a empresa de antecipação de recebíveis escolhida seja confiável, transparente e competitiva, nossa recomendação é uma só: pesquise!
Crie um checklist com algumas informações-chave e busque as respostas com todas as instituições disponíveis para a operação desejada. Alguns dos pontos importantes a considerar são:
- credibilidade da empresa (para isso, visite o site, busque indicações de clientes e consulte o CNPJ do negócio);
- valores cobrados (verifique, antecipadamente, as taxas pelas operações e custos contratuais);
- prazo de processamento da solicitação (informe-se sobre a duração do processo de antecipação e transferência da titularidade para fazer negociações precisas com seus fornecedores);
- usabilidade da plataforma disponível para gerenciar os recebíveis (entenda como fazer a consulta do processo, verificar o andamento da transferência dos recebíveis e gerir sua conta de usuário);
- disponibilidade do suporte (pergunte sobre a disponibilidade do time para tirar dúvidas e esclarecer sobre etapas do processo, bem como o uso da plataforma oferecida).
Como antecipar recebíveis com a Credit2b?
Agora você já sabe a importância de escolher bem a sua empresa de antecipação de recebíveis. Afinal, esta escolha será fundamental para assegurar a transparência e a efetividade do processo.
A Credit2b, por exemplo, é um marketplace desenvolvido com foco em gestão de recebíveis. Utilizando a nossa plataforma, você faz a transferência da titularidade dos seus recebíveis com custo zero.
Você consulta a sua agenda de recebíveis e garante o pagamento aos seus fornecedores, em um processo dinâmico, simples e gratuito.
Quer começar a negociar seus recebíveis com confiabilidade e custo zero?
É hora de conhecer a Credit2B.