O uso do cartão de crédito como forma de pagamento cresceu 42% no primeiro trimestre de 2022, segundo dados da Abecs. Se você, empreendedor ou lojista, oferece esse método como uma opção aos clientes, precisa saber que, ao antecipar o saldo da maquininha, você também aumenta seu capital de giro e simplifica o relacionamento com os fornecedores.
No artigo de hoje, falaremos sobre como funciona o saldo da maquininha de cartão, como consultá-lo e utilizá-los para pagar compras de insumos e matérias-primas.
Como consultar o saldo da maquininha?
Existem dois caminhos para se consultar o saldo da maquininha de cartão. O primeiro deles é em contato direto com a operadora. Esse contato ocorre, em geral, por meio de um aplicativo próprio ou de uma conta de sua titularidade no site da empresa.
O segundo caminho é a consulta de recebíveis atrelados aos pagamentos feitos em maquininhas de cartão. Com a Resolução 4734, publicada em 2019, todos os recebíveis de um CNPJ passam a ser obrigatoriamente acolhidos e inventariados por Registradoras de Recebíveis.
Estas instituições, credenciadas pelo Banco Central, recebem as informações passadas pelas credenciadoras e disponibilizam os dados das chamadas Agendas de Recebíveis para acesso por credores e fornecedores.
Como antecipar saldo da maquininha?
Agora você já sabe de que maneiras pode consultar o saldo da sua maquininha de cartão. Que tal descobrir também como receber o saldo da maquininha ou antecipá-lo para aumentar o capital de giro da sua empresa?
De maneira geral, as credenciadoras de maquininhas de cartão trabalham com prazos pré-estabelecidos para disponibilização do saldo das compras realizadas na modalidade à vista (com pagamento em NFC ou chip), crédito à vista ou parcelado.
Este período de tempo para o depósito do valor em conta pode variar entre 1 hora, 7 dias, 14 dias ou mesmo 30 dias, dependendo do tipo de transação realizada.
No caso das compras a prazo ou parceladas, o tempo padrão para pagamento tende a ser maior, o que pode trazer impacto negativo ao seu capital de giro. Nesses casos, a alternativa é a solicitação de antecipação do saldo da maquininha.
Passo a passo para antecipar o saldo da maquininha
Após as mudanças da Resolução 4734, o processo de solicitação de antecipação de recebíveis da maquininha de cartão se tornou mais democrático. Isso porque não é mais obrigatório fazer a requisição exclusivamente por meio da credenciadora. Dessa forma, você, lojista, consegue buscar por melhores taxas e prazos no mercado.
Veja abaixo o passo a passo para fazer o processo de antecipação de recebíveis:
1- entre em contato com uma instituição financeira.
2- comprove a titularidade dos recebíveis (por meio de notas fiscais e recibos), identificando o valor que deseja antecipar.
3- a instituição averigua a procedência dos comprovativos por meio de uma consulta aos recebíveis previamente registrados por uma Câmara Registradora junto ao Banco Central;
4- se estiver tudo certo, a empresa contratada avalia e realiza a liberação do valor para você.
O que levar em conta ao escolher a empresa para a antecipação de recebíveis?
Viu como é simples antecipar os recebíveis usando o saldo da maquininha? Mas lembre-se: é preciso ter atenção a alguns pontos na hora de escolher a empresa responsável por conduzir o processo.
Aqui estão alguns dos tópicos fundamentais para levar em conta:
- credibilidade da empresa;
- transparência no uso dos seus dados;
- disponibilidade de suporte e atendimento a eventuais dúvidas;
- valor das taxas praticadas;
- prazo de transferência.
Transferência de titularidade: pague seus fornecedores com o saldo da maquininha
Com a antecipação de recebíveis, você, empreendedor, tem acesso mais rápido ao capital obtido com vendas a prazo nas maquininhas de cartão de crédito. Dessa forma, garante a manutenção do orçamento da empresa e a disponibilidade de recursos para negociar com fornecedores.
Mas há, ainda, uma outra alternativa que facilita ainda mais a sua gestão de recebíveis: a transferência de titularidade.
Quando você utiliza a troca de titularidade como recurso para pagar a fornecedores, o registro ou direito creditório dos seus recebíveis é transferido pelas Registradoras para o seu vendedor. Dessa forma, a liquidação do recebível é feita diretamente para o novo titular, que pode renegociar os recebíveis como sendo seus.
Custo ZERO em transferência da titularidade? Com a Credit2b, é possível!
Viu como é possível usar o saldo da maquininha para aumentar o seu crédito e pagar os fornecedores sem a necessidade de uma análise de risco minuciosa?
E o melhor ainda está por vir: com a Credit2b, você consegue transferir a titularidade dos seus recebíveis para o fornecedor SEM TAXA! É isso mesmo: no nosso marketplace, você, lojista ou empreendedor, não paga nada para transferir, de forma segura e transparente, a titularidade dos recebíveis da maquininha de cartão para o fornecedor.
Nossa plataforma facilita o acesso à sua agenda de recebíveis e garante o pagamento ao seu fornecedor. É simples, didático e seguro.
Quer conhecer mais sobre a Credit2b e apresentá-la aos seus fornecedores parceiros? Assista ao vídeo abaixo e clique no banner para entrar em contato com o nosso time e começar a usar!
*Créditos da imagem de capa: Nathana Rebouças em Unsplash