Você, fornecedor, deve conhecer os melhores caminhos para facilitar a viabilizar a liberação de crédito para o lojista com confiabilidade para ambos os lados.
Isso porque, a cada dia, os pagamentos no crédito se consolidam como um dos métodos mais utilizados por micro e pequenos empreendedores. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e divulgada pelo portal Valor, o método é usado por 20% dos microempreendedores individuais e por 30% das MPE (micro e pequenas empresas). O meio de pagamento só fica atrás do pix na preferência dos lojistas e empreendedores.
Para te ajudar a descobrir como facilitar o aumento do crédito e vender mais de forma segura, preparamos este artigo.
Continue a leitura para saber tudo o que você precisa sobre liberação de crédito.
Desafios da liberação de crédito: o que é preciso levar em conta?
O processo de liberação de crédito por parte dos fornecedores aos seus clientes empresariais (sejam eles lojistas ou empreendedores) deve ser minucioso e personalizado.
Isso porque a concessão da compra deve estar atrelada às garantias de pagamento e uma série de outros fatores que atestem a seriedade do comprador, bem como o seu compromisso com a negociação.
Ao processo de avaliação de critérios para a liberação de crédito, chamamos análise de risco de crédito. A seguir, você conhece alguns dos pontos levados em conta nesta avaliação.
1- Credibilidade do empresário
Cabe a você, fornecedor, atestar a credibilidade do cliente com o qual você negocia. Este é um fator-chave para a liberação do crédito.
Para construir uma boa base de dados sobre o empresário que negocia com você, consultar bases de dados governamentais, fazer pesquisas na Internet e até mesmo buscar avaliações de outros parceiros comerciais podem ser boas dicas.
2- Solidez da empresa
Quando falamos em uma negociação b2b, não é recomendado dissociar a imagem do empreendedor de sua empresa.
Portanto, amplie a busca por informações, incluindo também o negócio gerido pelo cliente. Busque por relatórios de performance, entenda o mercado de atuação e busque por tendências de estabilidade, crescimento ou queda que possam influenciar negativa ou positivamente na construção da credibilidade financeira do cliente.
3- Histórico de relacionamento
Você tem um cliente antigo que é ótimo pagador e agora solicita mais limite de crédito? O histórico positivo de relacionamento e o comportamento anterior dos empreendedores e lojistas para com você também podem ser importantes termômetros de credibilidade.
Da mesma maneira, clientes que costumeiramente perdem prazos de pagamento, descumprem acordos de compra e causam transtornos a você devem ser avaliados com rigor e atenção.
4- Características da operação
Por fim, é recomendado levar em consideração as características da operação em questão: qual o volume de compra negociado?
Trata-se de um produto de difícil acesso? Qual o prazo necessário para a entrega? Qual a proporção desta venda no capital de giro da sua empresa?
Quando dar aumento do limite de crédito para o lojista?
A análise de risco de crédito é um caminho para classificar o potencial de pagamento de uma dívida contraída pelo cliente corporativo.
Se, após a análise de todas as variáveis apontadas acima, você concluir que o cliente em questão tem menos chance de ser inadimplente, ele é classificado como um consumidor de risco de segunda classe.
Nesse caso, você, gestor da empresa credora ou fornecedora, entende que há riscos menores de inadimplência ao conceder crédito ou fazer negócio com um cliente. A partir daí, pode trabalhar com melhores condições de negociação.
Uso de recebíveis como garantia de crédito: simplifique o processo e venda com segurança!
Se você, fornecedor, busca alternativas para simplificar a burocracia da análise de risco de crédito sem prejudicar a segurança em suas transações, precisa conhecer o processo de antecipação de recebíveis e transferência de titularidade.
Antecipação de recebíveis
Quando utiliza a antecipação de recebíveis, o cliente corporativo solicita que os valores futuros, atribuídos a compras feitas a prazo ou em parcelas na maquininha de cartão, sejam enviados a ele antes do prazo previsto.
Dessa forma, ele ganha capital de giro para negociar e você, fornecedor, deixa de trabalhar com a expectativa de um recebimento para trabalhar com a possibilidade de receber seu pagamento (ou parte dele, conforme os termos da negociação) “a vista”.
Transferência de titularidade
Nesse sentido, a transferência de titularidade simplifica ainda mais o processo. Em vez de solicitar a antecipação dos recebíveis, o empreendedor ou lojista pode optar pela transferência de titularidade.
A partir daí, os valores futuros mudam de dono, e são transferidos para o seu nome ou CNPJ da sua empresa, bem como o compromisso de pagamento pela credenciadora da maquininha de cartão.
Libere crédito com recebíveis usando a Credit2b!
Entendeu como a transferência de titularidade ou a antecipação de recebíveis podem ajudar na liberação de crédito para lojistas?
Ainda tem mais! Graças à Resolução 4734, empreendedores e fornecedores agora têm liberdade para escolher as empresas que oferecem as melhores condições para fazer a gestão dos recebíveis.
E aqui estão alguns argumentos para te mostrar por que a Credit2b deve ser a SUA escolha.
A Credit2b é a plataforma que garante o pagamento na cadeia de suprimentos. Por meio do nosso marketplace, você, fornecedor, você consegue vender com garantia dos recebíveis de cartão de crédito dos seus clientes de maneira rápida e sem burocracia.
Na outra ponta, possibilitamos que os lojistas vejam a agenda de recebíveis e garantam o pagamento a vocês, fornecedores, utilizando a transferência de titularidade dos ganhos futuros.
É simples, confiável e tem taxas mais baixas do que o mercado!
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*Créditos da imagem de capa: Towfiqu barbhuiya em Unsplash